InVesalius Navigator

O InVesalius Navigator é um software gratuito para visualização e manipulação de imagens médicas, e navegação virtual. Vem sendo desenvolvido desde outubro de 2008 pelo Laboratório de Biomagnetismo da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer do Ministério da Ciência e Tecnologia. A motivação inicial para sua criação partiu da dificuldade dos centros de pesquisa e hospitais em adquirir sistemas de navegação virtual, pelo elevado custo e pelas dificuldades de importação.

As funcionalidades envolvem a manipulação e edição de imagens médicas provenientes de tomógrafos de Ressonância Magnética Nuclear, Tomografia Computadorizada e Scanners Tridimensionais. A navegação virtual é realizada utilizando um equipamento de rastreamento espacial, o que torna possível identificar em tempo real o posicionamento de uma ponteira em relação a estruturas alvo, representadas nas janelas de visualização, facilitando, por exemplo, o planejamento de neurocirugias.

Atualmente, o InVesalius Navigator vem sendo utilizado em procedimentos de estimulação magnética transcraniana (EMT), para o posicionamento da bobina de estimulação sobre o córtex a ser estimulado, e para quantificar a orientação relativa do instrumento aos planos de referência da cabeça do sujeito. O software também é utilizado para adquirir as coordenadas espaciais dos pontos estimulados em um experimento de mapeamento motor com EMT.

O navegador virtual é desenvolvido em linguagem Python, e utiliza a biblioteca gráfica wxPython, a biblioteca numérica Numpy e a biblioteca de visualização Visualization Toolkit (VTK). Todas estas ferramentas são gratuitas. O código fonte livre e aberto, interface em oito idiomas, compatibilidade com Windows, Linux e Mac OS, tanto 32 quanto 64 bits, e comunicação com cinco modelos diferentes de rastreadores espaciais, das marcas Polhemus (Polhemus – Colchester, Estados Unidos), Claron (Claron Technology Inc. – Toronto, Canadá) e Zebris (zebris Medical GmbH – Isny im Allgäu, Alemanha), são suas principais vantagens em relação a outros similares no mercado. Em termos de precisão, o InVesalius Navigator é equiparável aos seus similares, mas no quesito compatibilidade possui extrema vantagem.

Maiores informações para download o InVesalius podem ser obtidas no site do CTI ou pela nossa página de Contato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s