MEPHunter

Análise e visualização de dados eletrofisiológico é uma etapa que demanda bastante trabalho e tempo em um procedimento experimental. Além disso, muitos pesquisadores despendem muito tempo na aprendizagem de programação de computadores para escrever scripts e analisar os próprios dados. Este hábito comum ocorre porque muitos programas disponíveis são caros ou difíceis de usar. Muitos deles não possuem uma interface gráfica para usuário e tem um número limitado de funcionalidades. Impulsionada por isso, desenvolvemos o MEPHunter, um software livre para facilitar a análise e processamento dos dados eletrofisiológicos.

MEPHunter (sigla de Motor Evoked Potentials Hunter) começou a ser desenvolvido em 2011, com o primeiro objetivo sendo a análise rápida e fácil dos dados da eletromiografia de superfície (EMGs) registrados em um experimento de estimulação magnética transcraniana (TMS). Ele é escrito em MATLAB v7.8 (MathWorks, Natick, EUA) e tem total compatibilidade com as versões subsequentes. Nos anos seguintes, com muitos colaboradores, sugestões e experiência adquiridos no campo experimental, nos sentimos no dever de ampliar o MEPHunter para outras aplicações.

O objetivo do MEPHunter é ser um software que permite a análise de dados e visualização de sinais eletrofisiológicos com uma interface gráfica amigável. O MEPHunter fornece um conjunto de funções para separar os dados contínuos em gráficos temporais. Ele também possui funções para filtragem passa-banda, cálculos de amplitude e criação de mapas. Os usuários podem interagir diretamente com as marcações automáticas criadas pelo software e mudar de acordo com as suas necessidades. O software pode ler dados exportados por quatro modelos diferentes de amplificadores sEMG e pode exportar os resultados de processamento em um arquivo de texto ou um arquivo do Excel para uma futura análise estatística. MEPHunter foi desenvolvido seguindo as regras de programação orientada a objeto. Adicionar novas funcionalidades e interfaces pode ser feita criando novos plug-in’s, possibilitando o desenvolvimento contínuo do software.

O desenvolvimento do MEPHunter como um software livre permite que os usuários do centro de pesquisa e de ambientes acadêmicos possam utilizá-lo para fins de pesquisa e de ensino.

O código fonte do MEPHunter pode ser obtido no GitHub clicando aqui.

Maiores informações entre em contato conosco em nossa página de Contato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s