MEPHunter

Análise e visualização de dados eletrofisiológico é uma etapa que demanda bastante trabalho e tempo em um procedimento experimental. Além disso, muitos pesquisadores despendem muito tempo na aprendizagem de programação de computadores para escrever scripts e analisar os próprios dados. Este hábito comum ocorre porque muitos programas disponíveis são caros ou difíceis de usar. Muitos deles não possuem uma interface gráfica para usuário e tem um número limitado de funcionalidades. Impulsionada por isso, desenvolvemos o MEPHunter, um software livre para facilitar a análise e processamento dos dados eletrofisiológicos.

MEPHunter (sigla de Motor Evoked Potentials Hunter) começou a ser desenvolvido em 2011, com o primeiro objetivo sendo a análise rápida e fácil dos dados da eletromiografia de superfície (EMGs) registrados em um experimento de estimulação magnética transcraniana (TMS). Ele é escrito em MATLAB v7.8 (MathWorks, Natick, EUA) e tem total compatibilidade com as versões subsequentes. Nos anos seguintes, com muitos colaboradores, sugestões e experiência adquiridos no campo experimental, nos sentimos no dever de ampliar o MEPHunter para outras aplicações.

O objetivo do MEPHunter é ser um software que permite a análise de dados e visualização de sinais eletrofisiológicos com uma interface gráfica amigável. O MEPHunter fornece um conjunto de funções para separar os dados contínuos em gráficos temporais. Ele também possui funções para filtragem passa-banda, cálculos de amplitude e criação de mapas. Os usuários podem interagir diretamente com as marcações automáticas criadas pelo software e mudar de acordo com as suas necessidades. O software pode ler dados exportados por quatro modelos diferentes de amplificadores sEMG e pode exportar os resultados de processamento em um arquivo de texto ou um arquivo do Excel para uma futura análise estatística. MEPHunter foi desenvolvido seguindo as regras de programação orientada a objeto. Adicionar novas funcionalidades e interfaces pode ser feita criando novos plug-in’s, possibilitando o desenvolvimento contínuo do software.

O desenvolvimento do MEPHunter como um software livre permite que os usuários do centro de pesquisa e de ambientes acadêmicos possam utilizá-lo para fins de pesquisa e de ensino.

O código fonte do MEPHunter pode ser obtido no GitHub clicando aqui.

Maiores informações entre em contato conosco em nossa página de Contato.

Deixe um comentário